Sport busca quebra de tabu diante do Grêmio em Porto Alegre

Tcheco, no treino do Grêmio
O líder entra em campo apoiado pela forte torcida e com a vantagem de depender de si mesmo para conquistar o tricampeonato brasileiro. O Leão, em 11º lugar, com 41 pontos, tenta quebrar um tabu: já enfrentou o Grêmio 16 vezes fora de casa pela Série A e não venceu nenhuma partida.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida lance a lance, em Tempo Real com vídeos. O SporTV transmite o jogo ao vivo, apenas para os estados de Pernambuco e Rio de Janeiro, e o Premiere exibe para todo o Brasil em sistema de pay-per-view.
Entre a mudança e a continuidade
A instabilidade do time gremista no segundo turno, escancarada com a derrota de 2 a 0 para a Portuguesa, levantou um questionamento interno no Grêmio. Talvez o esquema 3-5-2 já não seja mais tão eficiente. Faz tempo que dirigentes vêm falando sobre a previsibilidade do time. E Celso Roth entra em um momento de definição: ou mantém a idéia de rotina, sempre defendida por ele, ou arrisca uma mudança de esquema. O 4-4-2 ganha força no Olímpico e pode ser utilizado contra o Sport.
Um fato contribui para a idéia da modificação estrutural na equipe: o retorno de Tcheco. Após três jogos afastado por suspensão, o capitão tricolor está liberado para o duelo desta quinta. A questão é que ele foi substituído por Douglas Costa, a nova jóia do Olímpico. O retorno natural do camisa 10 é um enigma. A retirada de um zagueiro, possivelmente Pereira, seria a alternativa para acomodar os dois meias. Mas o treinador, que realizou treinos fechados na preparação do time, não dá pistas. Ele só faz questão de elogiar o 3-5-2.
- O interessante disso tudo é que a maioria dos times mudou para o 3-5-2. Todos que jogam contra o Grêmio atuam assim. O São Paulo foi bicampeão brasileiro assim - diz Roth.
Surgem duas outras alternativas de formação da equipe: Tcheco na segunda função, com Rafael Carioca ou Willian Magrão no banco, ou simplesmente o capitão no lugar de Douglas Costa. A possível ida do guri para a reserva certamente não deixaria a torcida nada feliz. E Roth sabe disso.
Outro ponto que preocupa o Grêmio é o excesso de jogadores pendurados com dois cartões amarelos. São 12 no total, oito deles titulares: Victor, Pereira, Rever, Rafael Carioca, Willian Magrão, Felipe Mattioni, Richard Morales, Soares, Makelele, Paulo Sérgio, William Thiego e Anderson Pico.
Desfalques no Leão
O Sport terá três desfalques: o zagueiro Gabriel Santos (fora do restante do Brasileirão por ter rompido os ligamentos na última terça), Roger (expulso no clássico com o Náutico) e Sidny, que levou o terceiro amarelo. Sandro Goiano está “pendurado”, com dois amarelos nesta partida contra o Grêmio. A equipe está escalada e vai atuar no 3-5-2, com as entradas de Sidny na lateral e Wilson no ataque.
O volante Andrade disse que espera um clima de guerra no Olímpico.
- Com certeza. É uma equipe muito forte fisicamente, e temos que nos igualar na força e na disposição. Vamos tentar sair da marcação para desmontar o sistema defensivo deles. Acho que esse é o caminho para o Sport alcançar a vitória: sair rapidamente com a bola por trás para, no contra-ataque, poder surpreende-los - explica.
O técnico Nelsinho Baptista também sabe das dificuldades que terá diante do líder.
- O estádio vai estar lotado, e precisamos superar tudo isso para trazermos um bom resultado de Porto Alegre – diz o técnico ao site oficial.
This entry was posted
on 23/10/2008
at 08:19
and is filed under
Esporte
. You can follow any responses to this entry through the
comments feed
.