Duda Kroeff, 53 anos, empresário, é o novo presidente do Grêmio. Com um crescimento surpreendente nos últimos dias de campanha, graças ao apoio do ex-presidente Fábio Koff, ele conseguiu superar o candidato da situação, Antônio Vicente Martins, na preferência dos sócios. A eleição corta o ciclo de Paulo Odone no clube. O presidente que tirou o Tricolor da Segunda Divisão, após derrotas seqüenciais no Conselho Deliberativo, agora perde também na decisão dos associados.
Duda Kroeff já havia vencido no primeiro turno, no Conselho Deliberativo. A tendência era de derrota para ele na votação dos sócios, já que Odone vinculou a imagem a Antônio Vicente. Foi aí que pesou o carisma de Fábio Koff. O ex-presidente, bicampeão da Libertadores e campeão do mundo, abriu voto para Duda e fez com que muitos associados o acompanhassem.
Também teve peso a manutenção do departamento de futebol. Curiosamente, o atual diretor, André Krieger, só ficaria se o oposicionista Duda Kroeff vencesse, como efetivamente aconteceu. A continuidade do bom trabalho realizado no Campeonato Brasileiro foi um argumento para seduzir os associados.
O presidente Duda Kroeff terá o respaldo de seu Conselho de Administração, que já está definido e será composto por Mauro Knijnik, Marcos Herrmann, Irany Sant’Anna Júnior, César Pacheco, Flávio Paiva e Alberto Guerra. O novo mandatário promete modernizar o clube, apostar nas categorias de base, dar conforto e segurança ao torcedor e solidificar o projeto da construção da Arena.
Foram 5.365 os gremistas que se deslocaram ao Olímpico para participar do pleito. Deles, 2.909 escolheram Duda Kroeff. Antônio Vicente recebeu a preferência de 2.452 tricolores. Uma pessoa votou em branco. Outras três preferiram anular.